NOTÍCIAS

Alunos da rede pública de ensino realizam a Prova Paraná

13/03/2019

Da assessoria

Alunos da rede municipal e estadual de Castro estão realizando nesta quarta-feira (13) a Prova Paraná nas disciplinas de português e matemática, sendo vinte questões para cada modalidade. A prova é para estudantes do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 1º e 3º anos do Ensino Médio.

A avaliação quer evidenciar os aspectos fortes e fracos de cada aluno e a partir da identificação das características de aprendizagem, escolher o tipo de trabalho mais adequado a ser desenvolvido. As informações obtidas também poderão auxiliar as redes de ensino, bem como as unidades escolares, a planejar intervenções iniciais, propondo procedimentos que levem os alunos a atingir novos patamares de conhecimento. "Os resultados servirão para explorar, identificar, adaptar e predizer acerca das competências e aprendizagens dos alunos", explica a superintendente de Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de educação de Castro, Sueli Verdile Carneiro de Souza.

Esta é a primeira Prova Paraná, iniciativa inédita da Secretaria de Estado da Educação e que está sendo aplicada para mais de 600 mil alunos da rede pública de ensino dentro do acordo de cooperação com 397 municípios. Com os resultados, os Núcleos Regionais de Educação terão um diagnóstico preciso das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Com foco nos resultados, as equipes poderão elaborar Planos de Ação voltados à melhoria da aprendizagem em apoio às escolas.

Outra duas avaliações serão feitas este ano nos meses de junho e setembro