NOTÍCIAS

Campanha de Vacinação contra a gripe começa nesta quarta-feira (10)

10/04/2019

Da assessoria

Começa nesta quarta-feira (10) a 21ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza e vai até o dia 31 de maio, com o Dia Nacional de Mobilização marcado para 4 de maio. A primeira etapa da campanha será de 10 a 19 de abril para a vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). A escolha, segundo o Ministério da Saúde, foi feita por causa da maior vulnerabilidade do grupo.

A segunda etapa, a partir de  22 de abril até 31 de maio, será para todo o público-alvo da campanha e poderão receber a dose pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Em Castro, a vacinação ocorre em todas as unidades de saúde no horário das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16h30, com apresentação da Carteira de Vacinação e documento, preferencialmente Cartão SUS. No município, 18 mil pessoas fazem parte do grupo prioritário e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 90% desse público.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, destaca que a vacina contra Influenza é importante para a prevenção da doença. "É uma forma de prevenir internações, complicações e até mesmo a morte por esta doença respiratória. A imunização reduz as chances de infecção pelo vírus", alerta.