NOTÍCIAS

Campanha de vacinação contra gripe entra na reta final

11/06/2018

A campanha de vacinação contra gripe vai até o dia 15. Até a última sexta (8) já tinham sido aplicadas 2,5 milhões de doses da vacina em todo o Paraná. Entre os grupos-alvo da campanha, o índice de cobertura vacinal é de 81% do total previsto. Entre os grupos que devem ser vacinados, as crianças com idade entre seis meses e menores de 5 anos apresentam a menor taxa de cobertura vacinal. Apenas 62% das crianças paranaenses dessa faixa etária foram imunizadas.

Outro grupo com baixa adesão é o de mulheres grávidas. Das 116.324 doses previstas para as gestantes paranaenses, apenas 76.385 foram aplicadas. Também preocupa o índice de vacinação entre doentes crônicos. Já foram aplicadas 517 mil doses entre as pessoas desse grupo, mas estima-se que pelo menos 739 mil deveriam receber a vacina.

O secretário estadual da Saúde, Antônio Carlos Nardi, disse que o Paraná já registrou 18 mortes por causa da gripe. Desse total, pelo menos 13 eram doentes crônicos. “O vírus está em circulação e, infelizmente, poderá fazer mais vítimas. Precisamos usar todas as estratégias disponíveis para prevenir o avanço dessa doença, incluindo a vacinação das populações mais sensíveis, como doentes crônicos, gestantes e crianças”, afrmou Nardi.

Outros grupos estão com melhores índices de cobertura vacinal, como as populações indígenas e mulheres que tiveram parto recente (puérperas). Nesses dois segmentos, já foram aplicadas 100% das doses previstas inicialmente. Entre idosos, o índice de cobertura vacinal chega a 92%.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Júlia Cordellini, disse que ainda falta vacinar mais de 445 mil pessoas em todo o Estado. “Nesta última semana de campanha queremos reforçar o chamado aos grupos que precisam se vacinar e ainda não o fizeram. Aproveitem essa semana para se vacinar. A vacinação é rápida e segura”, ressalta Júlia.