NOTÍCIAS

Casa da Praça recebe exposição do fotógrafo Rodrigo Covolan

03/08/2018

Da redação

A Casa da Praça abre nesta sexta-feira (3) às 19h30, a exposição comemorativa aos 20 anos de carreira do fotógrafo pontagrossense Rodrigo Covolan.

Natural de Santa Bárbara d' Oeste, cidade do interior paulista, Rodrigo Covolan iniciou a carreira fotográfica em solo paranaense, e firmou-se como um dos mais importantes fotógrafos dos Campos Gerais. Com trabalhos de alcance nacional e internacional, destacou-se por ser o pioneiro na fotografia de moda da região.

Para a mostra dos 20 anos, Covolan apresentará trabalhos consagrados como os do projeto "À Moda da Casa" e "Allumè", além de fotografias de seu acervo pessoal e trabalhos fotojornalísitcos produzidos nos onze anos onde atuou como repórter fotográfico do jornal Diário dos Campos.

Todas as seis salas da galeria receberão os trabalhos que ficam abertos para visitação gratuita da comunidade até o dia 26 de agosto. Após o encerramento da exposição, as obras serão leiloadas e a renda revertida para instituições de caridade.

Como parte da programação, o fotógrafo irá ministrar uma oficina gratuita de fotografia no local, com dicas, práticas e saídas orientadas. Segundo Rodrigo, a oficina é uma maneira de contribuir com o conhecimento adquirido em duas décadas, e ajudar as pessoas à criarem fotos mais atraentes e cativantes. Inscrições e detalhes serão anunciados nos próximos dias.

Sempre tive um carinho especial por Castro, relatou Covolan, que fez questão de mensurar alguns de seus trabalhos em solo castrense. "Temos muita matéria prima de alto nível por aqui. O Moinho da Castrolanda, a Fazenda Capão Alto e o Parque Lacustre são pontos motivadores das minhas visitas fotográficas na região", finaliza.

A Casa da Praça fica localizada na praça Senhora Sant'Ana, no centro histórico de Castro. A construção original da casa data de 1870 e passou por restauração no ano 2000. O espaço que já foi a residência do antigo prefeito da cidade Pedro Novaes Rosa, é tombado desde 1982, e hoje abriga importantes exposições e projetos artísticos da região.