NOTÍCIAS

EcoFeira distribui 1 tonelada de alimentos

15/12/2021

Da assessoria

O programa ecoFeira, que troca recicláveis por alimentos, iniciou na terça-feira (14) pelos bairros Jardim Alvorada e Vila Operária. A cada 4 kg de recicláveis, os moradores receberam 1 kg de alimentos incluindo frutas, verduras, legumes, pão, mel e leite, entre outros. Nos dois bairros foram recolhidas 4 toneladas de recicláveis e entregue 1 tonelada de alimentos. Ao todo, 200 famílias foram atendidas.

A dona de casa Ivete de Quadros disse que antes entregava o material para o caminhão do reciclável, mas que agora vai poder trocar por alimentos para sua família. “É muito bom, vai ajudar muita gente”, disse.

“Muito bom, vamos pegar verduras, legumes e frutas, tudo que é bom para a saúde, além de deixar o bairro mais limpo”, disse Ildevan de Oliveira.

“É uma bênção. Vou juntar sempre para trocar. Antes jogava tudo fora, agora sei que vai valer comida para as crianças”, ressaltou Juraci Reis.

Jacira Pereira Dias, que trabalha com reciclagem, ganhou 22 quilos de alimentos. A troca do material foi feita pelos funcionários da Unidade Básica de Saúde que trouxeram recicláveis de casa para contribuir com a catadora. “Vai melhorar muito a vida das pessoas trocar o reciclável por comida”, disse.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, destacou que o programa já iniciou com sucesso. “Foi emocionante as pessoas virem trocar recicláveis por alimentos. Até as crianças se mobilizaram e correram atrás desses materiais. É um programa especial, porque vamos fomentar a agricultura familiar, enriquecer a alimentação das famílias e cuidar do meio ambiente”, disse.

Programa

O ecoFeira é desenvolvido pela Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente, e Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Castro. Dois caminhões vão passar nos bairros na última semana do mês. Um para pesar os materiais, que devem ser entregues secos e limpos, e outro com os alimentos para fazer a troca. Todo o material será encaminhado para a Associação.