NOTÍCIAS

Escola Municipal do Tronco é finalista no prêmio SESI ODS

06/09/2018

Da assessoria

A Escola Municipal de Estação do Tronco é finalista no prêmio SESI ODS com o projeto "Leitura Vai, Escrita Vem" idealizado pela equipe escolar para melhorar o nível de compreensão de leitura dos alunos e impactar na melhoria da aprendizagem.

De acordo com a coordenadora pedagógica da escola, Adriane Aparecida Carneiro de Jesus, o projeto surgiu após dados evidenciados no Conselho de Classe de que grande parte dos alunos do primeiro ao quinto ano se encontrava no nível básico da leitura, especificamente na compreensão dos textos. "A compreensão da leitura interfere em todo o rendimento escolar e decidimos traçar novas metas para desenvolver o projeto visando aumentar o índice de aprendizagem dos alunos", explica.

Os professores receberam capacitação por meio de seminários, encontros e durante a hora atividade para realizar leitura de livros, artigos, reportagens e materiais que pudessem contribuir com o embasamento teórico a respeito do tema.

Também foram confeccionados recursos para contação de histórias e dinâmicas, visando atrair o interesse e o gosto pela leitura. Após a formação, os professores exploraram a leitura através de técnicas diversificadas, utilizando os livros adquiridos, visitando a Sala de Leitura e espaços diferenciados da escola. Os alunos liam para os colegas, para os pais, levavam livros para casa e faziam troca de exemplares.

Além disso, funcionários da escola e voluntários colaboraram com o projeto realizando contação de histórias para os alunos, ajudando a confeccionar painéis, passaporte do leitor e organizando a escola para reuniões, apresentações. Professores e estagiários produziram materiais e ensaiaram dramatizações, entre outras ações.