NOTÍCIAS

Postos vão atender sábado e domingo para vacinar contra a febre amarela

29/03/2019

Da assessoria

Para intensificar a vacinação contra a febre amarela, a Secretaria Municipal de Saúde, além de estender o horário de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para às 21 horas até o dia 5 de abril, vai abrir alguns postos neste final de semana. No sábado (29) ficarão abertos das 8 às 16 horas as unidades Bom Jesus, Jeovah Ribeiro, Alvorada, Rosário, Morada do Sol, Bela Vista, Socavão, Abapan, Tronco e Guararema. No domingo (30), das 8 às 16 horas estarão abertas as unidades Bom Jesus, Jeovah Ribeiro, Abapan e Socavão.

Devem tomar a vacina pessoas acima dos nove meses até 59 anos; gestantes, independente do período gestacional; idosos que não apresentem comorbidades; mulheres que estão amamentando crianças menores de seis meses poderão receber a vacina, porém, devem suspender a amamentação por dez dias após a vacinação.

Não devem tomar a vacina pessoas que já foram vacinadas contra a febre amarela, pois uma única dose vale para a vida toda e pessoas com imunossupressão grave (quimioterapia, radioterapia, transplantados, uso crônico de corticoides, HIV e outros.

A supervisora de Vigilância em Saúde, Marielen Wieczoreck Nocera, alerta para a importância da vacina. "É a única forma de proteção, e por isso estamos intensificando a vacinação, estendendo os horários de atendimento nos postos", disse.

Marielen destaca ainda que se forem encontrados macacos mortos ou doentes, a Secretaria de Saúde deve ser comunicada o mais rápido possível para tomar as providências, pois os macacos são animais que sinalizam que o vírus da febre amarela está circulando.