NOTÍCIAS

Programa Minha mãe é 10 inicia entrega de kits

08/05/2022

Da assessoria

A Prefeitura Municipal de Castro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a entrega dos kits do programa Minha Mãe é 10 que incentiva as gestantes a comparecerem a todas as etapas do pré-natal.

Além da carteirinha e dos materiais de orientação, o kit contém itens de cuidado e higiene do bebê, como toalha de banho, trocador, aspirador nasal, escova dental massageadora, termômetro, kit manicure baby, alimentador em silicone, escova e pente de cabelo. Todo o material é acondicionado em uma bolsa personalizada.

O Minha Mãe é 10 prevê atendimento multiprofissional visando minimizar complicações na gestação, parto e pós-parto; reduzir a mortalidade materna, além de alcançar as metas estabelecidas pelo governo federal e garantir repasses ao município.

“A ação visa estimular o cumprimento de todas as fases do pré-natal, um cuidado com as futuras mamães e seus bebês, com o objetivo final de reduzir complicações e evitar a mortalidade fetal e materna”, disse o supervisor de programas e capacitação da secretaria, Diogo Nocera.

Para garantir o kit, a gestante precisa cumprir o checklist do pré-natal, que consiste em realizar todos os exames de sangue e preventivo; fazer no mínimo seus consultas do pré-natal, sendo a primeira antes de 12 semanas de gestação; duas consultas odontológicas; atualizar as vacinas e retornar para consulta de puerpério (pós-parto) e garantir a aplicação da vacina BCG no bebê.