NOTÍCIAS

Programa Recomenda exalta cultura quilombola

21/11/2021

Da assessoria

A Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social promoveu nesta sexta-feira (19), na Câmara Municipal, a abertura da 12ª Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra – Quilombola Programa Recomenda. O evento contou com a presença de representantes das quatro comunidades quilombolas Mamans, Serra do Apon, Limitão e Tronco, da Associação das Comunidades Negras Rurais de Castro, autoridades e convidados.

Foi realizado o 1º Seminário sobre Comunidades Tradicionais – Programa Recomenda com palestra do professor Roberto Martins de Souza, do Instituto Federal do Paraná de Paranaguá, com o tema “Quilombolas – Quem são, origem, tradição, condições. A contadora de histórias Liz Angela Gonçalves, do Instituto Sorriso Negro dos Campos Geris declamou “Furos no Céu” e a professora Izadora Nogueira falou sobre “Territorialidade Quilombola”.

Também foi realizado o lançamento do Protocolo de Consulta das Comunidades Quilombolas do Paraná que está vigente desde 31 de maio no Paraná e foi criado com o objetivo de que para interferir nas comunidades é necessário a autorização das lideranças quilombolas.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, destacou a presença dos quilombolas. “É gratificante ver a Casa de Leis com a presença de quilombolas das quatro comunidades de Castro. Temos que valorizar essa cultura tão linda de um povo de muita raça. Há um reconhecimento pelo governo federal, mas no município talvez muitos não saibam da importância que vocês têm na nossa cultura e na nossa cidade. Obrigada aos quilombolas. Estamos aqui porque vocês ajudaram a construir nossa história”, disse.

Michelle ressaltou ainda o trabalho da Câmara Municipal que aprovou a lei para implantação do Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial e o Fundo Municipal de Políticas e Promoção da Igualdade Racial. “Vejo que a única forma de batalharmos por políticas públicas pelos quilombolas é pela lei aprovada pela câmara municipal e o fundo para buscar recursos para valorizar cada vez mais essa cultura”, destacou.

O evento contou ainda com apresentação cultural de alunos da Escola Municipal Professora Marilda da Fonseca Fadel.

 

Recomenda

O nome do programa, Recomenda homenageia tradição das comunidades quilombolas de Castro. “Cada região dos quilombolas tem uma identidade e em Castro são duas. A “Mesada dos Anjos”, feita no Dia da Criança, 12 de Outubro, com distribuição de doces e bolos e a “Recomenda”, tradição dentro do catolicismo, realizada na quaresma, onde as comunidades negras faziam orações cantadas para as almas descansarem em paz”, explica a secretária.

 

Programação 

As comemorações pelo dia da Consciência Negra (20) continuam neste sábado, a partir das 9h, na Praça João Gualberto, com apresentações culturais, artesanato, estande de trancistas e distribuição cartilha sobre as comunidades quilombolas.