NOTÍCIAS

Projeto da UEPG coordena distribuição de orgânicos para cidades da região

02/05/2022

 

Da assessoria

O Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Lama/UEPG) criou, durante a pandemia, a Rede Anunciação de Agroecologia, um projeto de compra coletiva que fornece a diversas comunidades do Estado a oportunidade de comprar produtos orgânicos de pequenos produtores. 

A Rede Anunciação de Agroecologia recebe produtos de várias cidades como Ponta Grossa, Castro, São Mateus do Sul, Palmeira, Curitiba, Morretes e Antonina, Lapa e Ortigueira. A engenheira agrônoma Aline Gomes participa do projeto como bolsista desde o começo e destaca a importância da rede para diversas famílias. “Muitos produtores rurais não tinham alternativa de renda durante a pandemia e tiveram dificuldades para vender os seus produtos. Criamos a Rede para auxiliar estes produtores a passar pela pandemia em melhores condições de renda”, explica.    

Com a flexibilização da pandemia, está sendo desenvolvida uma rede de contato e uma associação com os consumidores e os produtores, para que o consumo consciente continue além do projeto, explica Waldir Zarrochinski Júnior, mestrando e bolsista do Programa Paraná mais Orgânico.

De junho de 2020 até agora, a Rede de Agroecologia contabilizou média de 65 encomendas mensais nosite do projeto. No trabalho de recolhimento e separação dos produtos, atuam cinco bolsistas técnicos formados em Agronomia e que realizam pesquisas pelo Lama. Todos os profissionais também auxiliam os produtores com a certificação e embalagem dos alimentos.

A compra é realizada uma vez por mês. Os pedidos são feitos no site da rede de acordo com a preferência dos consumidores. Os pagamentos devem ser realizados via transferência bancária ou PIX. Além da entrega a domicílio, a rede dispõe de três locais de entrega dos pedidos: Sintespo, Caritas e Associação Avante Fantasma (AAFA). Para mais informações, o contato da Rede é (41) 99909-4479 (WhatsApp).