Rádia Castro Online

A RÁDIO

A Rádio Castro Ltda. é a primeira emissora de rádio da cidade de Castro.

A empresa iniciou seus trabalhos no final do ano de 1949. Na época a cidade, uma das mais antigas do Paraná, contava com a existência de telégrafo, gráfica, jornais, teatro, clubes sociais, biblioteca e pequenas salas de cinema, mas ainda não contava com uma emissora de rádio. Inúmeros aparelhos receptores existiam no município, mas captavam as emissoras de Curitiba e São Paulo. Esta demanda fez com que cidadãos castrenses, interessados em instalar uma rádio local, importassem um transmissor inglês. 

O primeiro contrato social da nova emissora foi firmado em 04 de novembro de 1949. Criada a sociedade limitada e comprado o transmissor, faltava apenas colocar a rádio de Castro no ar. E assim, em 04 de fevereiro de 1950, aconteceu a primeira transmissão da Rádio Castro, um programa experimental batizado de “A Voz do Iapó”.

A primeira composição de sócios da Rádio Castro incluía treze cidadãos castrenses, nenhum deles com qualquer experiência em locução radiofônica. Os donos da rádio abriram, então, o espaço para os talentos locais se lançarem em um novo campo profissional.

Três profissionais surgiram nos primeiro anos, estendendo por décadas sua atuação junto à Rádio Castro: Douglas Pereira, cuja ênfase foram os programas de calouros e noticiários esportivos; Dejame Tolentino Barbosa, o Coroné Barbosa, que privilegiava a musicalidade gauchesca; e o Compadre Caju, que se fixou na vertente da música sertaneja e está no ar até os dia de hoje.

E assim, em seus mais de 60 anos de história, a Rádio Castro buscou e busca levar aos ouvintes entretenimento e informação, com responsabilidade e credibilidade, tendo como foco e pano de fundo principal a cidade de Castro e o povo castrense. 

Rádio Castro - AM 1.130 Khz
Sempre com você.

Nosso Telefone

3232-0556

3232-2224

Kowata Stúdio web